Avançar para o conteúdo principal

Palácio Foz e Museu do Dinheiro

 A primeira parte da visita foi destinada ao Palácio Foz nos Restauradores, Lisboa, organizada pelos SSAP.


Palácio Foz, chamado inicialmente de Palácio Castelo Melhor foi projectado no século XVIII, mas a sua construção estendeu-se até meados do século XIX.

A fachada e a estrutura geral do Palácio Foz é de estilo setecentista, enquanto que o interior remodelado posteriormente tem uma decoração de carácter conservador, característica da segunda metade do século XIX.

No local onde foi construído anteriormente só existiam grandes terrenos de hortas, actualmente está rodeado de grandes edifícios.

Em 1755, foi construído próximo o Passeio Público do Rossio, um grande jardim que foi inaugurado em 1764.

Durante muitos anos o jardim foi um dos centros de reunião da sociedade lisboeta e, quando foi demolido, em 1879, foi muito contestada a sua demolição.

Lisboa - Palácio Foz

Terminada esta visita, fomos almoçar no Rossio (Praça D. Pedro IV), e para sobremesa, o pastel de nata tradicional, comido na Fábrica da Nata nos Restauradores.

Lisboa - Fábrica da Nata

Depois do almoço aproveitámos a tarde para fazer uma visita ao Museu do Dinheiro, dirigimo-nos para a Rua de S. Julião onde fica este museu.

Museu do Dinheiro está instalado na antiga Igreja de S. Julião.

Durante as obras de instalação do museu, foi descoberto no subsolo da igreja uma secção da Muralha de D. Dinis (século XIII).

As paredes da antiga Igreja de S. Julião, no quarteirão do Banco de Portugal, na Baixa, representam uma mostra que nos acompanha numa viagem no tempo, para trás e para a frente, sempre norteada pelo dinheiro, pela sua origem, como e porquê apareceu, e pela relação que se foi estabelecendo ao longo dos tempos entre o homem e o dinheiro.

Lisboa - Museu do Dinheiro

No final desta visita passeámos um pouco à beira rio, até ao Cais do Sodré (Praça Duque da Terceira) e de comboio fizemos o regresso a casa.

Lisboa - Praça do Comércio e Cais das Colunas


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praia da Comporta e Alcácer do Sal

Uma ida à Praia da Comporta e almoço em Alcácer Sal .  Apreciamos muito esta linda cidade pela sua bela paisagem sobre o Rio Sado , quando podemos voltamos. O almoço foi no Restaurante Retiro Sadino , comemos um Arroz de Lingueirão que estava uma delícia. Depois do almoço fizemos um percurso pela zona ribeirinha do rio Sado.

Férias em Manta Rota

  Este ano resolvemos passar uns dias de férias na praia de  Manta Rota , Algarve.   Como estávamos um grupo familiar, alugámos uma moradia perto da praia para a nossa estadia. Além de praia como estavam também de férias as nossas crianças, e os adultos também gostam, fomos passar um dia no Zoo Marine em Albufeira . Uma ida à Praia das Fontainhas , uma praia selvagem quase exclusiva inserida no meio de falésias em Porches, Lagoa . Foi uma aventura que só foi possível pelo grande conhecimento desta região da nossa priminha Inês que reside nesta zona do Algarve. Já no final das nossas férias aproveitamos, para uma pausa de praia, uma ida a Ayamonte e um percurso pelas praias de Isla Canela . Várias praias com grande extensão de areia, de perder a vista. ao longe podemos ver Vila Real de Santo António.  

Teatro "Fim de Semana com Sogros"

  No TIO - Teatro Independente de Oeiras assistimos à divertida comédia "Fim de Semana com Sogros". Sinopse: O casamento ia de vento em popa… ou não, até ao momento em que, sabe-se lá porquê… ou não, uma rajada de vento provocada pelo anticiclone dos Açores virou a vida de João Avilez de Melo e Murtosa de pernas para o ar. Isabelinha, a Belita do Johnny, saiu de casa levando o único filho que ainda aturava os pais.  A mãe de João chega da Alemanha para consolar o filho… ou não. O sogro aparece de surpresa… ou não. A empregada doméstica “joga em todas as frentes” … ou não. Se o ódio é a outra face do amor, então o amor é a outra face do ódio e, já dizia o outro, se uma porta se fecha, logo duas ou três se abrem… ou não. Chama-se a isto oportunidades. Elenco:   João Avilez de Melo e Murtosa: Carlos d’ Almeida Ribeiro Áurea Avilez de Melo (a mãe de João): Maria Helena Falé Tamára Sophia Alagoas Braga (empregada doméstica): Bárbara Meirelles Tito Antonino Vale César (o...